terça-feira, 30 de outubro de 2012

A importância dos cabos
  Em um sistema de som





         

 
Nesta matéria vamos ver uma das partes mais importantes de todo sistema de som e funcionamento de um sistema elétrico de um automóvel, o cabeamento. Nele corre a energia necessária para alimentar os sistemas elétricos como módulos de injeção, sensores de mapeamento e equipamentos de Áudio como, amplificadores e alto-falantes, por isso ele deve ser bem projetado e instalado de modo a garantir segurança.

Sempre que necessário projetar um sistema de áudio devemos levar em conta o projeto, devemos levar em conta sua potência real para que possamos calcular itens como consumo de tensão X corrente e distância, ai sim levaremos em conta a espessura adequada do cabo, suas terminações e localização de passagem adequada no veículo.
Podemos dividir este processo em algumas etapas vejam abaixo:

Cabos de Alimentação
Em nossa opinião é sem duvida o primeiro passo e uns dos mais importantes a ser calculado em um projeto.

Os cabos de alimentação ou de energia são os que distribuem a corrente elétrica da bateria para os diversos equipamentos instalados no sistema de áudio. Equipamentos estes que podem ser amplificador, unidades de processamento e reprodução de áudio (CD ou DVD) e outros cada um com consumo diferente e instalado em locais opostos. Assim exigindo um tipo de cabo de alimentação diferente.

Como exemplo, podemos citar os CDs ou DVDs, que é geralmente instalado na parte frontal do veículo no painel e o amplificador, que é instalado na maioria dos casos no porta-malas, o CD ou mesmo o DVD possui um consumo de corrente relativamente baixo de no máximo 20A, já o amplificador consome no mínimo 20A em média. Neste exemplo, o cabo de alimentação vai variar por três motivos, o comprimento do cabo, a corrente de consumo do equipamento e a forma de conexão do cabo com o equipamento.
No caso do CD ou DVD o cabo é menos espesso do que utilizado para o amplificador, já o cabo de alimentação é mais espesso, pois além de consumir mais corrente em A, ele também é instalado mais distante da bateria, fazendo com que o cabo seja maior, além disso, geralmente seu conector de entrada de energia exige cabos de grande bitola, para que não haja problemas com a condução da energia da unidade geradora no caso a bateria para a unidade de consumo neste caso o amplificador.Veja abaixo uma tabela que explica passo a passo esta constante de Consumo X distância = Bitola 
Estas indicações são em (mm), pois esta é a forma mais usual de encontrar cabos no Brasil. Neste caso, as indicações são para cada via de positivo e negativo de forma independente, isto quer dizer, devemos utilizar a mesma bitola de cabo, tanto para o positivo quanto para o negativo ,não importando a distância de um automóvel, que é de 5 metros, caso os cabos de alimentação forem maiores, as bitolas deverão ser aumentadas. Não podemos esquecer então que os cabos de alimentação são todos os que compõem o sistema de corrente contínua do áudio, isto engloba os cabos de POSITIVO e de NEGATIVO, todos eles seguem a mesma regra para encontrar espessura correta.

Além da espessura adequada dos cabos de alimentação, outro ponto importante é terminação do cabo, ela consiste na melhor forma de se fazer as extremidades do cabo, no caso dos de alimentação, eles não poderão ter emendas. Para se distribuir a corrente do cabo principal, devem-se utilizar blocos de distribuição ou barramentos os cabos são presos por pressão, com parafusos, para melhorar e manter o contato. Na terminação junto à bateria ele deve possuir um terminal adequado, nunca fazer a emenda na bateria com os fios do cabo diretamente no parafuso de fixação do terminal da bateria.
UM FATO MUITO IMPORTANTE É O USO DE PORTA FUSÍVEIS OU MESMO, DIJUNTORES JUNTO A UNIDADE GERADORA, NO NOSSO CASO A BATERIA, EVITANDO ASSIM QUE UM POSSÍVEL CURTO CIRCUITO SE PROPAGUE CAUSANDO DANOS AO SISTEMA OU MESMO AO VEÍCULO.

Cabos de Alto falantes
Os cabos de alto-falantes são a linha final do áudio, neste caso, eles conduzem o áudio de baixa impedância, de corrente alternada com uma tensão bem mais alta em Volts possibilitando um consumo de corrente em ámper menor.
Procure passar sempre os mesmos por lugares seguros longe de atritos coma lataria o que pode causar aterramento no sistema levando a queima dos canais do amplificador ou mesmo do CD ou DVD quando não amplificado, para evitar este desconforto utilize sempre um eletro duto flexível para passagem dos cabos.
Veja abaixo uma tabela que demonstra a bitola adequada do fio dos alto falantes.  

Cabos de áudio de alta impedância ou RCA
São responsáveis por conduzir o áudio de alta impedância (pré-amplificador) do cd ou DVD para o amplificador. Este cabo possui uma particularidade, ele já possui, quando completo, terminais adequados em suas extremidades. O sinal que ele carrega, é o áudio, um sinal de corrente alternada com tensão muito baixa, variando entre 0,1 a 6 volts na maioria dos casos.
Os mesmos possuem uma malha de isolamento muito conhecida como blindagem quando os mesmos possuem esta malha age como um isolante de campo magnético por indução o que pode vir à gerar aquele ruído do motor no som, mas sobre RCA vamos; falar mais a fundo na próxima edição suas particularidades e benefícios.
Como expus acima, os cabos são de suma importância para o bom funcionamento do sistema de áudio em qualquer tipo de projeto. Cada tópico apresentado pode parecer exagero para alguns, mas não é. Muitos problemas de instalação poderiam ser resolvidos facilmente se os tivessem seguido. Exagerar em segurança, não é pecado, e se precaver é uma ótima saída para ter uma boa instalação.

Cabos suplementares

Os cabos diversos são os que auxiliam o sistema de áudio a funcionar, eles podem ser os do acionamento remoto, antena entre outros. Em todos eles devemos ter cuidado em relação a passagem por latarias do veículo. A fixação como a marcação também ajuda na instalação. Em relação a espessura do cabo de acionamento remoto, como a corrente que ele conduz é muito baixa, um cabo de 1,0mm já está de bom tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário