Por: Serginho e Billa, da Stop Car Audio Design
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Algumas destas dicas vamos comentar abaixo: Primeiramente, devemos escolher um carro seja ele hatch, sedan ou wagon. Com o carro escolhido, devemos localizar a freqüência de ressonância do carro (isto nada mais é que uma freqüência x ou y que se desenvolve na mesma potência aplicada para todos os hertz e que apresenta um maior desempenho em dB SPL), mas devemos ficar atentos ao fato que dois carros da mesma marca, ano e modelo podem apresentar significativa diferença em seu pico de ressonância, podendo variar em mais ou menos 3hz de um carro para outro. Por isso, é imprescindível que este teste seja feito isoladamente para cada carro, ok? Então, vamos explicar detalhadamente como devemos proceder neste teste. Material utilizado: - Uma boa unidade de processamento (aparelho de CD); - Modulo para subwoofer de preferência digital (para maior fidelidade e menor distorção); - Alto-falante subwoofer que responda fielmente de 40 a 80 hz; - Caixa selada construída para qualidade (onde a resposta será bem plana); - Alimentação linear para que não haja oscilações (tensão DC e corrente A); - CD de freqüência. Bem, vamos por em prática este procedimento. 1 - Cheque a alimentação do sistema; 2 - Certifique-se que os controles de ganho do amplificador estejam em uma posição que não gere distorção; 3 - Certifique-se que o aparelho de CD esteja em flat com o loudness desligado e a regulagem de bass zerada; O modo mais preciso de se localizar esta determinada freqüência é utilizando um RTA-30 (equipamento atualmente utilizado nas competições nacionais MTM, etc) posicionado frontalmente ao pára-brisa na parte inferior do lado do carona. |
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4 - Abra o software, calibre o microfone que você irá utilizar, geralmente utilizamos microfones mais sensíveis como um M4 (sensibilidade ate 145dB), pois neste momento você não vai medir o dB final mais sim descobrir a freqüência de ressonância do seu carro, por isso não é preciso aumentar muito o volume.(Custo do equipamento por volta de R$4.200,00). | |
Uma
outra alternativa é o uso de um decibelímetro convencional, estreitando
em muito os recursos, porém mais barato. (Custo do equipamento:
R$400,00 a R$1.000,00)
A terceira opção e a menos precisa é o teste da moedinha, coloque uma moedinha no centro do painel frontal do seu carro e localize visualmente em qual freqüência ela vibrará mais. Na próxima edição, falaremos sobre caixas para campeonatos de SPL e ajustes finais como, por exemplo, pressão de pneu e quantidade de combustível no tanque. |
terça-feira, 30 de outubro de 2012
competidor de SPL
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